Certificação de qualidade

CONTROLE DE QUALIDADE NO LABORATÓRIO CLÍNICO 

O CIVET tem o cuidado de realizar o controle de qualidade interno e externo das análises realizadas no laboratório. Para se evitar erros  nos processos  que possam alterar os resultados dos exames laboratoriais, deve-se implementar  o controle de qualidade em todas as etapas de execução dos exames, sendo  seguidos os padrões necessários para assegurar que os resultados demonstrem com fidelidade o estado clínico do animal.

 A informação produzida deve satisfazer as necessidades dos clientes e possibilitar a determinação e a realização correta de diagnóstico, tratamento e prognóstico das doenças. O laboratório deve garantir a qualidade de seus serviços, tendo como missão produzir resultados corretos e confiáveis. É importante que os laboratórios ofereçam serviços que superem as perspectivas dos clientes, pois a qualidade da realização dos exames é fundamental para que o médico veterinário indique um tratamento correto e eficaz aos animais. 

As conseqüências dos erros em laboratórios de medicina veterinária podem ser muitas vezes graves, especialmente quando o teste irá definir um diagnóstico, ocasionando resultados falsos positivo, ou ainda falsos negativos. Ambas as circunstâncias colocam em risco a saúde e o tratamento correto dos animais.

Controle interno de qualidade

É o controle intra laboratorial; a análise diária de amostra de controle com valores conhecidos para avaliar a precisão dos ensaios, como seu funcionamento eficiente e confiável dos procedimentos laboratoriais para fornecer resultados válidos que contribuam ao diagnóstico clínico. Ele verifica a calibração dos aparelhos e indica o momento de haver correção.  Todos os dias o CIVET realiza o controle de qualidade interno nos exames automatizados realizados. 

Controle externo de qualidade

É o controle interlaboratorial; esse sistema avalia o resultado de cada teste com a média de consenso de seu grupo. Essa média é feita pelo patrocinador do programa utilizando os resultados enviados pelos laboratórios, que são agrupados por metodologias de ensaios empregadas.

O Controle Externo da Qualidade padroniza os resultados de laboratórios distantes através da comparação interlaboratorial de análises de alíquotas do mesmo material.  O laboratório que participa efetivamente de um Programa de Controle Externo da Qualidade pode assegurar que seus resultados aproximam o máximo de exatidão dentro de uma variabilidade analítica permitida. O controle de qualidade externo da CIVET é feito pela empresa Controllab, uma das mais conceituadas e experientes empresas do ramo.



Saiba mais sobre o CONTROLE EXTERNO DE QUALIDADE realizado pela ControlLab

Clicando aqui

É póssivel confirmar a qualificação da CIVET, buscando por "CIVET" na aba de clientes.